/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 lembra a trajetória de Marcus Vinícius

Publicado em 04 fevereiro de 2023 às 10:24

CRP-03 lembra a trajetória de Marcus Vinícius

Na data de hoje (04), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lembra os sete anos sem Marcus Vinícius de Oliveira, assassinado no município de Jaguaripe-BA, local conhecido por diversas questões relacionadas aos conflitos de terra. Até o momento, o crime ainda permanece sem resolução e neste sentido, o CRP-03 reforça a importância de uma resposta do Estado, sobre as circunstâncias envolvendo a morte do psicólogo para que a justiça seja feita.

Marcus Matraga, como era carinhosamente chamado, nasceu em Sete Lagoas-MG, cursou Psicologia em Belo Horizonte e logo depois se mudou para a Bahia. Matraga teve participação ativa nas transformações da profissão de psicóloga/o no Brasil, trabalhando incansavelmente para uma Psicologia pautada na defesa dos Direitos Humanos. Ativista da Luta Antimanicomial, o psicólogo também foi professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcando a formação de diversas/os estudantes, com ensinamentos sobre a necessidade de se lutar por uma sociedade mais justa.

No âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, Matraga esteve em gestões do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos regionais da Bahia e de Minas Gerais. Foi um dos principais idealizadores das Comissões de Direitos Humanos, do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e dos Congressos Nacionais da Psicologia. 

O CRP-03 destaca o legado deixado pelo profissional, uma contribuição essencial para a Psicologia brasileira e cita: “Os elementos corporativos que defendem ainda que o melhor lugar para tratar das pessoas é trancando as pessoas, serão derrotados, e serão derrotados por nós todos, pela nossa alegria, pela nossa força e pela potência ética do nosso movimento.”

Marcus Vinícius, presente! 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

CRP-03 prorroga prazo para envio de propostas para o Mês PSI 2024

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) prorrogou o prazo para submissão de projetos de eventos para o Mês […]

Reunião Ampliada – Serviço de Psicologia na Educação: implantação da Lei 13935/19

O Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA) promove, no dia 26 de julho de 2024, das 19h […]

Dia Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A data de 12 de junho foi instituída, em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo