/home/crp03org/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 lança campanha sobre saúde mental

Publicado em 31 janeiro de 2023 às 13:35

CRP-03 lança campanha sobre saúde mental

Esse ano, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03),  chama atenção para a campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e espaços de Controle Social: caminhos possíveis!”, com foco na mobilização e participação da sociedade no processo de construção das diretrizes que orientam as políticas públicas. No ano que teremos a V Conferência Nacional de Saúde Mental e a XVII Conferência Nacional de Saúde, o CRP-03 reafirma como esses espaços mobilizadores são importantes e informa que a autarquia está participando ativamente  dos Conselhos Municipais de Saúde; e de Álcool e Drogas, em diversas regiões do estado da Bahia. No entanto, o XVII Plenário, atual gestão do regional, destaca que  a autarquia percebe a necessidade de seguir avançando na ocupação desses espaços democráticos.

Os Conselhos de direitos são formados de modo paritário, com a junção de usuárias/os, trabalhadoras/es e representante da gestão. São responsáveis por conduzir as conferências e garantir a ampla participação da população. No ano de 2021 e 2022 aconteceram  diversas conferências municipais e a V Conferência Estadual da Saúde Mental no estado da Bahia.

De acordo com dados do Conselho Estadual de Saúde (CES), alguns municípios realizaram pela primeira vez, a Conferência Municipal de Saúde Mental, contudo aconteceram as conferências regionais nos territórios de identidade. Na etapa da Conferência Estadual, com a participação de 323 delegadas/os, de várias cidades, o trabalho elaborado entre as/os presentes resultou em mais de 100 propostas, que são estratégias para alcançar as demandas da saúde mental na Bahia.

Uma vez que a Psicologia ainda apresenta traços  elitistas e em sua história, negligenciou durante décadas, as necessidades do povo, é possível observar que nos últimos anos, a profissão de psicóloga/o vem se comprometendo com as transformações sociais. Com isso, as Psicologias trazem novas propostas, como por exemplo, pensar a campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro e espaços de Controle Social: caminhos possíveis!”.

Nesse movimento de conquistas, retrocessos e lutas, é pertinente citar nessa discussão, a Luta Antimanicomial, o processo da reforma psiquiátrica, e a ampliação dos cuidados, a exemplo da criação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em 2001. No entanto, é preciso ressaltar que ainda hoje há necessidades de implantação do CAPS em boa parte dos municípios brasileiros, dos leitos psiquiátricos nos hospitais gerais, do desenvolvimento do processo de matriciamento com as USF e do funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. 

No âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, o caderno de deliberações do 11° COREP-BA traz como uma das  prioridades, as discussões a respeito da saúde mental, sobretudo na clínica psicológica, na psicoterapia, no processo da avaliação psicológica, e nas políticas públicas. As deliberações consideram  os efeitos da pandemia causados pela  COVID-19, que desde o ano de 2020 até os dias atuais, trazem diversas consequências emocionais, econômicas e sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

LIBRAS: ferramenta fundamental para inclusão

De acordo com a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras […]

CRP-03 cria Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial na Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) acaba de instituir o Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial na Psicologia […]

CRP-03 em Movimento leva serviços da autarquia para Lauro de Freitas

Durante a programação, será realizada a oficina Elaboração de Documentos Psicológicos, no dia 26/04, às 9h Nos dias 25 e […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo