/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  CRP-03 divulga documento sobre condições da saúde mental durante pandemia

CRP-03 divulga documento sobre condições da saúde mental durante pandemia

839 pessoas responderam ao levantamento que pode ser acessado no site da autarquia

Está disponível no site do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), o documento intitulado Percepções da sociedade em relação às condições de Saúde Mental e enfrentamento da COVID-19. A publicação traz informações a respeito de como está a saúde mental de 839 pessoas que responderam ao levantamento “O CRP-03 quer saber: como está sua situação em tempos de Coronavírus (COVID-19)”. A Comissão de Saúde e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do regional são responsáveis pela produção.

Segundo Regiane Lacerda Santos (CRP-03/11508), conselheira que esteve à frente da Comissão de Políticas Públicas do CRP-03, o levantamento revela um panorama do impacto da pandemia no cotidiano das/os participantes, além de estratégias de enfrentamento para lidar com a situação. “Os resultados podem contribuir para a qualificação dos serviços de Psicologia oferecidos à sociedade”, sinalizou a psicóloga. 

De acordo com Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621), conselheira responsável pelo CREPOP durante a produção do documento, os dados apresentados também irão servir de subsídio para ações do CRP-03, no que diz respeito aos processos de orientação à categoria e sociedade, a fim de contribuir para a promoção da saúde da população. 

Metodologia e resultados

O relatório contemplou questões sociodemográficas sobre a/o informante, como: território de residência, formação profissional, área de atuação, condições de trabalho no contexto da pandemia, sentimentos e emoções em relação à pandemia, estratégias para superação, e percepções sobre necessidade de atendimento psicológico. 

Os resultados apontam que das 839 pessoas que responderam ao levantamento, 521 sofreram impacto psicológico com o distanciamento social. Outro dado importante revela que 269 participantes afirmaram sentir a necessidade de algum suporte psicológico no atual contexto.

Live de apresentação

O CRP-03 promoveu um evento de lançamento da publicação, no dia 04 de maio, com as conselheiras/os Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280) e Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), e das técnicas do CREPOP, Natani Evelin Lima Dias e Gabriela Evangelista Pereira. Além disso, o Conselho também lançou o documento Experiências e percepções de psicólogas/os em relação à atuação durante a pandemia do coronavírus e enfrentamento da COVID-19 que apresenta informações sobre as condições de trabalho da/o profissional de Psicologia durante a pandemia.

Skip to content