/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 chama atenção para a diversidade de formatos familiares

Publicado em 15 maio de 2023 às 14:13

CRP-03 chama atenção para a diversidade de formatos familiares

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993, a data de hoje tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o papel da família na formação das pessoas. De acordo com a ONU, um mundo mais igualitário e justo deve ter como base, a existência de políticas direcionadas aos núcleos familiares, sobretudo os mais vulneráveis.

O conceito de família foi se transformando ao longo dos anos e após muitos questionamentos e mobilizações de movimentos sociais, as configurações que não seguiam o modelo patriarcal estão tendo um pouco mais de visibilidade. É fundamental que as famílias nucleares, heteronormativas, rigidamente binárias, determinadamente consanguíneas, não sejam tidas como formato único de família.

Com isso, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reforça a importância de se respeitar as diversas famílias que se apresentam. O CRP-03 também destaca o princípio I do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o:

“I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo