/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 anuncia calendário de implantação da Nova CIP na Bahia 

Publicado em 15 setembro de 2023 às 20:54

CRP-03 anuncia calendário de implantação da Nova CIP na Bahia 

Aguardada por toda a categoria, a nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) entra em vigor a partir de setembro na Bahia.  A versão atualizada da Carteira de Identificação apresenta uma série de novidades, que agregam maior resistência, durabilidade, segurança e praticidade para agilizar o dia-a-dia das/dos psicólogas/os. A implantação no estado será realizada de forma gradativa, seguindo cronograma de implantação (confira a seguir). 

Na primeira fase de implantação, a nova CIP estará disponível para as/os profissionais de primeira inscrição homologada na plenária a partir de 15 de setembro ou para mudança de carteira provisória para definitiva que foram feitas no prazo de validade. Vale destacar que a disponibilidade do serviço seguirá o calendário de implantação. 

Além de apresentar a documentação necessária (checar aqui),  a/o profissional deverá realizar a coleta dos dados biométricos, na sede e subesede, de acordo com a região que reside ou atua. A solicitação deverá ocorrer exclusivamente pelo sistema de agendamento no site do CRP-03. (Clique aqui) Visando otimizar o atendimento, em breve, será disponibilizado no site do CRP-03 um formulário para inscrição do pedido da nova carteira.   Para quem reside no interior, será possível realizar a coleta através da folha biométrica por agenda prévia divulgada pelos Grupos de Trabalho de Interiorização (GTI) nas 8 regiões do interior  e no escritório de apoio de Itabuna. 

A partir de novembro, a nova CIP estará disponível para todas/os profissionais que desejarem realizar a troca do modelo antigo pela atual, solicitar a segunda via, solicitar transferência e demais modalidades. Uma vez realizada a captura biométrica, a carteira é emitida e entregue em até 45 dias úteis.  A  taxa aprovada para o ano de 2024 conforme assembleia 2023 é de R$71,88, mas para quem realizar a solicitação  do pedido até 31 de dezembro de 2023 pagará a taxa de R$54,89. 

A mudança para a Nova CIP ocorrerá de forma gradativa para as/os profissionais inscritas/os, pois a cédula de papel será descontinuada a partir de setembro de 2023.  No entanto, o modelo antigo continuará sendo válido em todo território nacional. A migração será necessária, considerando que a/o profissional poderá utilizar a versão digital da Carteira de Identificação Profissional – a e-CIP que será lançada em breve.

CONFIRA O CALENDÁRIO E ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA NOVA CIP NA BAHIA:

 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

CRP-03 promove evento para dialogar sobre saúde mental de psicólogas negras

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25/07), o Conselho Regional de […]

O perfil das/os Psicólogas/os baianas/os é tema do Mês Psi 2024

Confira calendário de eventos que acontecem em agosto em todo estado Com o propósito de evidenciar o legado da Psicologia […]

CRP-03 lança chamada para publicação de texto no livro “Práticas de psicólogas/o no campo da Psicoterapia”

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Saúde,  lança chamada para publicação de texto […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo