/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Conheça o levantamento bibliográfico sobre Medidas Socioeducativas

Conheça o levantamento bibliográfico sobre Medidas Socioeducativas


Já está disponível para consulta o levantamento bibliográfico sobre Medidas Socioeducativas. O material foi elaborado pela Biblioteca do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), em parceria com o Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Criança e da/o Adolescente (GTDDCA) e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas da Bahia (CREPOP-03).

Acesse aqui o levantamento bibliográfico sobre Medidas Socioeducativas.

“A produção deste guia de referências é uma das ações da biblioteca do Projeto de divulgação das referências produzidas pela Rede de Conselhos de Psicologia, para incentivar a utilização dessas publicações e apoiar as atividades realizadas pelas Comissões e Grupos de trabalho do Conselho (GTs/GTIs). A articulação e parceria com o GTDDCA e o CREPOP na elaboração do material foi muito importante na seleção e qualificação dessas referências. A ideia é que contribua para atualização profissional da categoria”, explica a bibliotecária do CRP-03, Rosaline Barreto Otero.

A coordenadora do GTDDCA Manoela de Oliveira Lainetti (CRP-03/24184) destaca a importância do compromisso ético-político da/o psicóloga/o no que tange às medidas socioeducativas). “A/o profissional de Psicologia precisa sempre manter sua atuação baseada em nosso código de ética e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, um fazer que promova a liberdade e a dignidade do ser humano. Esses preceitos são imprescindíveis ao lidar com pessoas que historicamente têm seus direitos violados, como é o caso de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Buscamos, nesse sentido, auxiliar as/os profissionais na construção e manutenção de seu compromisso ético-político através da compilação e disponibilização desse material”, elucida.

O CREPOP-03 resgata a atuação do Centro para promoção de políticas públicas no que diz respeito à proteção da infância e adolescência. “O CREPOP já publicou Referências Técnicas como a edição revisada do documento “Atuação de psicólogas/o na rede de proteção de crianças e adolescentes em situação de violência sexual”, realizou o X Seminário de Políticas Públicas: “Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica: reverberações nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência”, dentre outras atividades ligadas à pauta. Ações como essas são fruto de articulações do Centro junto à rede de serviços, gestoras/es, psicólogas/os e instituições de formação. Nosso trabalho visa a orientação da categoria, bem como a defesa das políticas públicas, contribuindo para ampliar, qualificar e consolidar a presença da psicologia na garantia de direitos”, finaliza.

Para saber mais sobre o CREPOP, acesse: https://crp03.org.br/crepop/sobre

Skip to content