/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CFP realiza encontro preparatório para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 28 fevereiro de 2024 às 19:22

CFP realiza encontro preparatório para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A etapa nacional da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece entre os dias 2 e 4 de abril em Brasília. E, para organizar teses e posicionamentos da Psicologia brasileira em relação ao tema, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar um encontro preparatório para a 12ª CNDCA, no dia 11 de março.

O evento será realizado em formato híbrido (presencial e on-line) e podem se inscrever psicólogas(os), estudantes de Psicologia (graduação e pós-graduação) e pesquisadoras(es) e trabalhadoras(es) das políticas públicas que atendam crianças e adolescentes. A atividade contará com emissão de certificados.

Inscreva-se aqui.

A conselheira federal Marina Poniwas explica que a proposta é convocar a categoria a ampliar a participação social da Psicologia e contribuir na construção de políticas de Estado para a proteção integral de crianças e adolescentes. As reflexões e proposições formuladas no evento serão levadas à 12ª CNDCA.

“É fundamental a Psicologia contribuir, como ciência e profissão, na análise destas demandas e no atendimento direto às crianças e adolescentes, nas políticas públicas, na clínica, no Judiciário, em todos os espaços de atuação”, salienta.

O evento do CFP vai abordar os compromissos da categoria na defesa de todas as infâncias, em temas como: segurança e proteção nas redes; infâncias diversas; e Psicologia e serviço social nas escolas. Outra temática será como efetivar a participação da Psicologia nos processos de controle social dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O CFP vai transmitir no canal do YouTube a abertura e o encerramento da atividade, que acontece na sede da Autarquia, em Brasília.

Sobre a Conferência Nacional

Convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a 12ª CNDCA terá como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conselheira federal Marina Poniwas, que preside o Conanda, explica que o tema escolhido para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente busca refletir e avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes.

“Vivenciamos recentemente uma crise global e as populações mais afetadas foram, especialmente, crianças e adolescentes que irão vivenciar as consequências da pandemia por um largo período de tempo. Por esta razão, a Conferência Nacional vai abordar os direitos humanos dessa população no período pandêmico e pós pandêmico”, salienta a conselheira.

A CNDCA foi precedida por um processo amplo de diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas esferas municipal, estadual e distrital.

Grupo para articulação da Psicologia

Para fomentar a interlocução entre as(os) psicológas(os) que participarão da etapa nacional da 12ª CNDCA, o Conselho Federal de Psicologia vai criar um grupo no WhatsApp para a troca de informações.

O objetivo é facilitar o diálogo entre a categoria acerca de pautas relevantes para a Psicologia a serem debatidas durante a Conferência, fortalecendo a incidência nas ações e políticas de Estado a serem estruturadas para o segmento infanto-juvenil.

Para participar desse espaço de diálogo e troca de informações, as(os) profissionais inscritas(os) na Conferência Nacional deverão preencher o formulário eletrônico abaixo para cadastramento no grupo on-line.

Inscreva-se no grupo de WhatsApp aqui.

SERVIÇO

A Psicologia rumo à 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Data: segunda-feira, 11 de março de 2024
Horário de início: 13h30
Horário de término: 18h
Inscriçõesforms.gle/PYDZAzihgB1dPW2Q9

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Reunião Ampliada da Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos do CRP-03 (CDH/CRP-03) promove, nesta quinta-feira (25/07), Reunião Ampliada aberta à categoria para dialogar sobre […]

CRP-03 promove evento para dialogar sobre saúde mental de psicólogas negras

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25/07), o Conselho Regional de […]

O perfil das/os Psicólogas/os baianas/os é tema do Mês Psi 2024

Confira calendário de eventos que acontecem em agosto em todo estado Com o propósito de evidenciar o legado da Psicologia […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo