/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Biblioteca e Arquivo do Conselho recebem reforma

Publicado em 23 janeiro de 2019 às 17:57

Biblioteca e Arquivo do Conselho recebem reforma

No final de 2018, reformas foram iniciadas na  Biblioteca e Arquivo do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). A principal mudança da Biblioteca foi a substituição dos armários, que já não comportavam o acervo, para estantes deslizantes, que possibilitam a visualização dos assuntos a partir do corredor. O Arquivo trocou os módulos para otimizar a pesquisa de documentos.

Outras melhorias estão ligadas a maior comodidade da/o usuária/o e dos funcionários, como a mudança da localização do ar-condicionado, a iluminação do espaço e a impermeabilização de mofo nas paredes, antes comprometidas. A reforma trouxe também modernização, mobilidade e ampliação da capacidade do acervo, além da melhor conservação do acervo de 2600 obras, já existente. Os armários deslizantes trazem produtividade e melhores condições de trabalho, reduzindo o acúmulo de poeira. A expectativa é de que a partir de fevereiro o espaço já esteja aberto para visitação e pesquisa.

A bibliotecária Rosaline Otero informou que o acervo estava acondicionado em estantes de madeira em estado precário,  devido a uma infestação de cupins. “Os armários não comportavam o acervo atual, pois atingido o limite do acervo, os livros encontravam-se apertados por falta de espaço ou guardados em outro local, dificultando o acesso”, explica a bibliotecária Rosaline Otero.

A Biblioteca é um importante instrumento de propagação de conhecimentos relacionados à Psicologia, também tem o papel de explanar sobre a atuação do Conselho de Psicologia da Bahia dentro do Sistema Conselhos e sobre as ações dos Conselhos de Psicologia em todo Brasil.

O Arquivo é um setor interno, onde estão armazenadas inscrições das/os psicólogas/os e documentos da autarquia. Este também passou por reformas para melhor adequar o setor as demandas do CRP, facilitando a pesquisa e armazenamento de material. “Guardar em local adequado facilita o manuseio das pastas presentes no arquivo, encontramos os documentos com maior fluidez”, explicou o técnico de arquivo, Everton Silva.

Histórico

Em 2015 a bibliotecária do conselho, Rosaline Otero, participou de uma capacitação pela Fundação Joaquim Nabuco, a qual o resultado foi o Trabalho de Conclusão de Curso “Projeto de Diagnóstico de Preservação do Acervo da Biblioteca do Conselho Regional de Psicologia da Bahia”. A pesquisa compilou informações detalhadas sobre as questões relacionadas a acomodação e conse

rvação do acervo e possibilitou a formulação de propostas que visavam a implantação de melhorias de suas condições de armazenamento e um tratamento de preservação adequado ao conjunto.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Reunião Ampliada da Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos do CRP-03 (CDH/CRP-03) promove, nesta quinta-feira (25/07), Reunião Ampliada aberta à categoria para dialogar sobre […]

CRP-03 promove evento para dialogar sobre saúde mental de psicólogas negras

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25/07), o Conselho Regional de […]

O perfil das/os Psicólogas/os baianas/os é tema do Mês Psi 2024

Confira calendário de eventos que acontecem em agosto em todo estado Com o propósito de evidenciar o legado da Psicologia […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo