/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência é tema de conversa no CRP-03

Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência é tema de conversa no CRP-03

Primeira edição do Papo de Psicóloga aconteceu dia 29, no auditório do CRP-03

Na última segunda-feira, 29, foi realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia a primeira edição do Papo de Psicóloga/o, espaço para debates sobre atuação ética-profissional. O evento discutiu o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e possibilitou a troca de experiência entre psicólogas/os, estudantes e outros profissionais da área.

Manuela Moura, psicóloga clínica especialista em Terapia Familiar, Luana Peixoto, coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Ivana Ventura, coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-03, conduziram a conversa. O papel e a postura da/o psicóloga/o, além da conciliação entre teoria e prática, foram alguns dos pontos levantados pelas/os profissionais.

Luana Peixoto trouxe sua experiência nas políticas públicas para a discussão. Segundo a coordenadora do GTDDCA, fazer uma adequação ética entre a teoria e prática não é algo fácil de construir. “Muitas vezes, o acolhimento institucional aparece como solução mágica, mas esse tipo de solução não existe. Além disso, não é possível realizar o trabalho descolado do nosso contexto. É preciso entender que a violência contra a criança não está solta, mas atrelada a outras realidades”, afirmou a psicóloga.

Manuela Moura explicou a importância de uma atuação adequada da/o profissional para o atendimento em casos de violência familiar. “Escutar relatos de violência nos remetem à indignação com a condição de indignidade humana. Por isso, um espaço como esse é fundamental, para que a gente se fortaleça enquanto categoria e para que possamos pensar outras saídas que não sejam mais do mesmo”, defendeu a psicóloga.

O evento foi transmitido online através do canal do Youtube do CRP-03 e pode ser assistido através desse link.