Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35

Autora | Devires |
Publicação | 2021 |
Páginas | 122 |
Disponibilidade | Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição | Doação |
Instituição | Editora Devires |
Resumo:
Este livro tem como objetivo oferecer algumas pistas em torna da relação entre velhice e literatura. Por meio do método etnográfico, durante um ano, foi realizado o acompanhamento de um círculo de leitura, no “Lar da Feliz Idade”, uma instituição de longa permanência, no Rio de Janeiro. A partir destas experiências de leitura compartilhada da literatura foi construído um espaço de fala, discussão e reflexão sobre as situações decorrentes da velhice vivenciadas pelos participantes. Neste estudo, são apresentadas os principais aspectos que surgiram ao longo deste percurso de pesquisa, tais como: a velhice relacionada à doenças presente no imaginário da sociedade e, mesmo que as propagandas tentem mostrar a velhice ativa, esta não é a realidade de muitos velhos, nem mesmo dos participantes do Círculo de Leitura; não é possível pensar a velhice deixando de lado o fator econômico, nem isolar as superestruturas sociais, políticas e ideológicas que a condicionam; envelhecer é um processo que está longe de ser aceito na atualidade, não se quer envelhecer. Além disso, surgiram questões relevantes como: de que modo se dá a infantilização da velhice? Quais são os sentimentos manifestados pelas pessoas velhas diante do fato de morarem em uma instituição? Como elas usam a memória para ressignificar o presente? E, finalmente: de qual velhice está se falando? De uma velhice de pessoas brancas e com privilégios financeiros? Seriam tais privilégios capazes de impedir que os velhos sofram com os estereótipos que a velhice carrega?
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.
Publicado em 09 novembro de 2021 às 19:35