/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 reforça a defesa de uma educação pública e de qualidade

CRP-03 reforça a defesa de uma educação pública e de qualidade

O Fórum Mundial de Educação aconteceu em 28 de abril do ano 2000, em Dakar, no Senegal. O evento teve como resultado a produção de um documento no qual líderes de 164 países, incluindo o Brasil, assumiram um importante compromisso para garantir o desenvolvimento da educação no mundo inteiro.

A Declaração de Dakar reúne compromissos com os objetivos e as metas de Educação Para Todos (EPT), Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros. O documento afirma que “toda criança, jovem e adulto têm o direito humano de beneficiar-se de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e o potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades”.

Em tempos de pandemia, a circulação do novo coronavírus impactou diretamente as áreas da educação, principalmente no que diz respeito à suspensão das aulas presenciais e a realização do ensino remoto. Profissionais da educação e estudantes enfrentam desafios que são agravados ainda mais pela desigualdade econômica e social que afeta grande parte da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil aparece na nona posição dos países mais desiguais do mundo.  

Na data de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) defende a garantia de educação pública e de qualidade, para todas e todos, além de destacar a importância das psicólogas/os que atuam neste espaço e a implementação da Lei 13.935/2019 que aprova a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. O Conselho possui uma Comissão de Educação (CEDUC) que é composta por Grupos de Trabalho relacionados à temática da Psicologia e Educação. Para participar das atividades dos GTs, entre com ceduc@crp03.org.br.

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link: https://bvsalud.org/queries/search_strategy/politica-de-educacao/?l=pt_BR&se=educa%C3%A7%C3%A3o

Baixe o arquivo aqui.

Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.

Skip to content