/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  27 de agosto: Dia da/o Psicóloga/o

27 de agosto: Dia da/o Psicóloga/o

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia da/o Psicóloga/o no Brasil. A data acontece por conta da regulamentação da profissão, através da Lei nº 4.119/1962. Este ano, a profissão completa 59 anos de conquistas e grandes desafios. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), neste dia tão importante, vem reafirmar o compromisso na luta inegociável pelos direitos humanos, pelo exercício ético profissional, pela defesa da Psicologia enquanto ciência e profissão, além da valorização da/o psicóloga/o.

O CRP-03 lançou a campanha “Lute como uma/um psicóloga/o”, para o Mês Psi 2021, com intuito de convocar lutas, em parceria com o Sindicato das/os Psicólogas/os no Estado da Bahia (SINPSI-BA), pelas 30 horas e por um piso salarial congruente em níveis municipais e estadual. Neste sentido, o Conselho está promovendo diversos eventos on-line para celebrar o mês da Psicologia, além de iluminar, através de parcerias, alguns cartões postais da Bahia de azul, cor oficial da Psicologia. O CR baiano também está realizando parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) com objetivo de incentivar as doações de sangue.

Lembramos também do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), marcado para o próximo ano e que é espaço de discussão para que a categoria de psicólogas/os participe efetivamente nas deliberações do que serão desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia. Os eventos preparatórios para o 11º CNP já estão acontecendo para levantar propostas e convocamos as/os profissionais dos quatro cantos da Bahia a fazer parte deste momento democrático.

O CRP-03 também informa que a III Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia está com inscrições abertas. A atividade será entre 03 e 05 de novembro, em formato on-line, com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à Psicologia e Políticas Públicas no estado baiano, além de celebrar os 15 anos do CREPOP.

O XVI Plenário do CRP-03, formado pelo Coletivo Psicologias em Movimento, parabeniza você, psicóloga e você, psicólogo. Nós reconhecemos a importância da atuação plural da Psicologia, da diversidade de práticas, mas sempre em defesa da saúde mental e dos direitos humanos. Psicologia rima como luta, prova disto é que seguimos enfrentando uma pandemia, sempre na linha de frente. O Conselho se orgulha das/os profissionais baianas/os em seus diversos campos de atuação. Conquistamos muito, mas ainda temos muito a fazer! A Psicologia segue sendo resistência. 

 Feliz Dia da/o Psicóloga/o!

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. 

Baixe o arquivo aqui.

Skip to content