/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  15 de Outubro: Dia da/o Professora/r

15 de Outubro: Dia da/o Professora/r


Hoje é o dia da/o profissional lembrada/o por formar todas/os as/os profissionais. O/a professor é aquela pessoa a quem temos como referência para toda a vida. Por ela/e, descobrimos o mundo através dessa interação de aprendizagem e afetos. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) faz uma homenagem digna a cada uma/u. E defende a necessidade de valorizarmos ainda mais nossas/os professoras/es no Brasil.  

Durante a pandemia de Covid-19, soubemos como professoras/es se dedicaram exaustivamente para que as/os alunas/os não ficassem desamparadas/os e pudessem continuar os estudos. Contudo, nem sempre foram relatadas as condições em que essas/es profissionais da Educação estavam exercendo tal ofício. Não romantizando ao extremo essa missão, fazemos críticas às negligências de direitos dessa categoria.

Você, Psicólogo(a) que atua na clínica, por exemplo, talvez tenha feito atendimento a alguma/um professora/r e possa ter identificado condições propícias de estresse e ansiedade no quadro de saúde a partir de relatos destes sujeitos, que muito se dedicam a outras pessoas e assumem para si responsabilidades que deveriam/devem ser coletivamente exercidas por toda a sociedade civil e, não menos, pelo Estado.

A luta pelo reconhecimento das atribuições da/o professora/r deve ser travada para que sejam garantidas melhores condições laborais e os salários superem a inflação e possibilitem a estas/es profissionais um poder de compra proporcional aos preços de produtos e serviços no mercado. Mesmo conclamando em favor de toda a categoria, sinalizamos nosso total apreço às/os professoras/es da Educação Básica. Com razões…

Considerando o atual contexto no país em que professoras/es são agredidas/os de várias formas em ambiente escolar, seja fisicamente e/ou psicologicamente, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia repudia toda e qualquer perseguição a estas/es profissionais, que vem sofrendo ameaças constantes de estudantes e até de responsáveis de alunos que contam, muitas vezes, com a omissão do Estado brasileiro.

O CRP-03 compreende que uma das principais potências da missão de nossas/os professoras/es é estimular sujeitos a verem o mundo pela diversidade de perspectivas. E, por isso, incentiva tais profissionais a continuarem cumprindo o ofício ao qual a sociedade brasileira lhes confia, na certeza de que a pluralidade de crenças e valores continuará sendo nosso guia para a formação crítica de profissionais e cidadãs/os.  

Skip to content