/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Conselho participa de Oficina Nacional do Censo da Psicologia

Publicado em 07 maio de 2024 às 19:04

Conselho participa de Oficina Nacional do Censo da Psicologia

Nos dias 26 e 27 de abril, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) esteve presente na Oficina Nacional do Censo da Psicologia, realizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília/DF. A atividade reuniu representantes dos 24 CRs para discutir o futuro da profissão a partir dos desafios apontados pelo levantamento Censo da Psicologia Brasileira (CensoPsi). 

Durante a atividade, cada regional expôs os projetos que estão sendo executados nos seus estados, com o objetivo de transformar a profissão de psicóloga/o. No âmbito da Bahia, as conselheiras, Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296) e Larissa Fonseca de Souza (CRP-03/21168) apresentaram o projeto Movimenta CRP-03 e as ações já desenvolvidas no estado. A iniciativa pretende criar ações de aproximação entre CRP-03 e categoria, através de estratégias de comunicação, eventos e melhoria nos atendimentos e serviços oferecidos pela autarquia. 

O espaço também proporcionou a troca de experiências para aprimoramento dos projetos desenvolvidos. Segundo a conselheira Larissa Fonseca de Souza, a atual edição do Censo é um marco, pois possibilitou que os Conselhos Profissionais acessassem dados ampliados sobre a categoria, com mais de 20 mil respondentes. “Essa confiabilidade nos assegura utilizar os dados do Censo para aprimorar as ações internas e externas que estamos desenvolvendo na atual gestão do CRP-03”, pontuou Larissa.

CensoPsi 2022

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou, no final de 2022, o CensoPsi 2022. O material é o maior levantamento de informações já realizado sobre o exercício profissional da Psicologia no país, com mais de 20 mil entrevistas abordando dados sobre formação e inserção no mundo do trabalho, reflexões sobre fazeres e condições profissionais, além de engajamento social. 

Para a realização do Censo, o Conselho Federal ouviu 20.207 psicólogas(os) de todo o país nos anos de 2021 e 2022. A pesquisa foi realizada por meio de questionários virtuais, abordando questões como a pandemia, emprego e o advento de novas tecnologias para traçar transformações em curso na formação e no exercício profissional da Psicologia.

Confira outras notícias relacionadas:

CensoPsi 2022: CFP divulga os resultados da maior pesquisa sobre o exercício profissional da Psicologia brasileira

CensoPsi: oficina nacional discute oportunidades e desafios relacionados ao exercício da profissão

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Dia da/o Trabalhadora/r Rural

Criado pela Lei Nº 4.338, de 1º de junho de 1964, o Dia da/o Trabalhadora/r Rural foi instituído em homenagem […]

CRP-03 manifesta reconhecimento à psicóloga Alessandra Santos de Almeida (CRP-03/3642)

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem a público demonstrar reconhecimento pelo papel da psicóloga baiana Alessandra Santos […]

Reunião Ampliada da Comissão de Saúde do CRP-03

A Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (COMSAUDE/CRP-03) promoverá uma reunião ampliada no dia 03 de […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo