/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

01 de Outubro: Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas

Publicado em 01 outubro de 2022 às 11:27

01 de Outubro: Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas

Hoje é o Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas. Reconhecendo a importância de valorização das populações em envelhecimento, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reforça que 01 de outubro é uma data de conscientização sobre o nosso dever de lutar por dignidade e respeito às pessoas idosas. São muitos os desafios que este segmento ainda enfrenta para exercer cidadania com qualidade, saúde, segurança e felicidade, em meio às injustiças que incidem às condições de vida em sociedade. Mas há contrapartidas.

Sancionada em 1° de outubro de 2003, a lei n°. 10.741 “dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências”. É um marco no Brasil. Em seu primeiro parágrafo, estabelece o dispositivo: “é instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”. O texto trata ainda “Do Direito à Vida” (capítulo I), “Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade” (capítulo II), “Dos Alimentos” (capítulo III), “Do Direito à Saúde” (capítulo IV), “Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer” (capítulo V), “Da Profissionalização e do Trabalho” (capítulo VI), “Da Previdência Social” (capítulo VII”, entre outros.

O CRP-03 compreende o potencial estratégico de leis e ações institucionais que visam garantir o exercício de direitos das pessoas idosas. O próprio Grupo de Trabalho (GT) Psicologia, Envelhecimento e Velhice (GTPEV), que integra a Comissão de Saúde do CRP-03, atua nessa perspectiva. Contudo, é imprescindível que as bandeiras defendidas em prol das populações em envelhecimento sejam levantadas coletivamente por todas/os, inclusive em articulação aos movimentos sociais e na formação de profissionais sensíveis às diversidades que constituem um bem viver comum.

Na comemoração desta data, o CRP 03 indica a leitura da cartilha “Ageísmo e a Prática Profissional da/o Psicóloga/o”. Produzida e lançada pelo GTPEV no mês de dezembro de 2021, a cartilha estimula reflexões sobre os processos de envelhecimento, ageísmo e relações com capacitismo, sexismo, racismo, LGBTIfobia, dentre outras.  

Reafirmando seu compromisso na defesa dos direitos das pessoas idosas, o CRP-03 convoca toda a sociedade a continuar cuidando de quem traz no corpo e na memória a história individual/particular de cada sujeito, mas, também, coletiva de nosso povo.

Para ter acesso à cartilha Ageísmo e a Prática Profissional da/o Psicóloga/o, clique AQUI.

Leia o Estatuto da Pessoa Idosa clicando AQUI.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo